Uma hora está super em alta, fica esquecido por um tempo e de repente ele volta a ser sucesso de novo. O Kefir é um alimento multifuncional, é quase como Bombril e deve ter umas 1001 utilidades.
Se você não conhece vale a pena ler tudo. Se já conhece não desiste do post porque pode encontrar alguma novidade.
Primeiro, algumas considerações importantes para você espantar a preguiça:
- Tem inúmeros benefícios para a saúde;
- É muito fácil de manter e processar;
- Para produzir os derivados, além dos grãos de Kefir, você só precisa de leite E NADA MAIS;
- Após a fermentação, consegue uma variedade enorme de utilização;
- Possui poucas calorias e alto valor nutricional;
Um dos aspectos mais interessantes é que não se compra o kefir - ele é compartilhado (existem grupos no facebook para doação do grãos de kefir). À medida que se cultiva os grãos nas condições adequadas, eles crescem e se multiplicam, gerando "mudas" e criando uma rede de pessoas que doam e recebem esse “bichinho do bem”.
O QUE É
Existem 2 tipos de Kefir, mas vamos falar sobre o KEFIR DE LEITE. É um alimento classificado como simbiótico: ele tem micro-organismos que eliminam as bactérias ruins do intestino e previnem doença (probióticos) e fibras que estimulam a reprodução dos bacilos benéficos (prebióticos). Probióticos + prebióticos = simbióticos.
Assim como outros alimentos que possuem bactérias benéficas, como os "leites fermentados com lactobacilos vivos", o kefir é uma colônia de micro-organismos que fazem bem à saúde. A aparência é semelhante ao do leite coalhado e o sabor lembra um iogurte, só que um pouco mais ácido.
BENEFÍCIOS
Como existem no mercado vários tipos de leite com composições diferentes, o resultado varia conforme a marca escolhida para produção, portanto, o kefir não tem um valor nutricional padronizado. Mesmo com essa variação de valores é um alimento extremamente nutritivo. O produto final contém muitos nutrientes.
Com essa concentração de nutrientes, pesquisas mostram que ele pode contribuir para a saúde. Produzindo muitos benefícios no organismo que se revertem em qualidade de vida para quem faz consumo frequente desse simbiótico.
O iogurte do Kefir é muito mais benéfico do que os industrializados. Enquanto o kefir concentra tudo que já citamos aqui, os tipos industrializados possuem altas quantidades de açúcar ou adoçante, corantes, conservantes, saborizantes e quando contêm lactobacilos vivos, geralmente são em quantidade insuficiente para serem considerados realmente eficazes.
COMO AGE NO ORGANISMO
O intestino é responsável pela produção de células do sistema imunológico, ou seja, ele sempre precisa estar regulado para que a saúde seja boa. Ele possui bactérias boas e ruins; quando há um desequilíbrio e o número de micro-organismos ruins prevalece, a saúde sofre.
Um dos principais benefícios do kefir é justamente atuar na flora intestinal e recolonizar as bactérias boas no intestino - chamadas de gram-positivas que liberam uma substância chamada bacteriocina que elimina os micro-organismos ruins. Com isso, o sistema é reequilibrado, a imunidade ganha força, a função intestinal melhora e as doenças não surgem com tanta facilidade.
UTILIZAÇÃO
Do Kefir, os principais subprodutos são o iogurte e o cream-cheese que podem ser consumidos nesse estado ou servir de ingrediente para outras receitas.
Existem muitas receitas na internet. Destaque para o canal do Youtube da Tati Alvares que está cheio de receitas legais...
O soro do Kefir é a base para a receita de Yakult caseiro
É substituto do leite em receitas de bolos
Pode ser utilizado como água no preparo de alimentos
Você pode usar no lugar da água do cozimento do arroz ou deixar o feijão de molho 1 hora antes do cozimento.
Pode ser usado para preparar sopas, sendo 1/3 de soro para 2/3 de água.
É uma ótima vitamina para regar plantas. Diluir em água, meio a meio. 200 ml de soro para 200 ml de água - evite borrifar em folhas, pois pode queimar.
Excelente para marinar alimentos. Adicione os temperos favoritos - alho, sal, pimenta, alecrim e deixe marinar bifes, frango, peixe ou costelinha de porco. As enzimas do soro do leito, ajudam a "quebrar a carne" e adicionam sabor.
Substitui o vinagre em receitas.
Pode temperar saladas, fazer vinagrete, colocar na calabresa acebolada.
O soro é o conhecido WHEY PROTEIN. Pode ser usado no pós treino, preparado como limonada ou outras frutas.
Atua como descongestionante nasal Quando tiver gripe ou resfriado, pingue uma ou duas gotas em cada narina e perceba a diferença (essa eu não testei).
Serve até para hidratar cabelo. O soro é rico em proteínas: basta misturar o soro a um creme ou no amido de milho, formar uma pasta e passar no cabelo (deixe, no máximo, 1 hora).
Depois de tanta informação, concordamos que o KEFIR é um aliado MARAVILHOSO né não!? Se conhece mais alguma utilidade para o Kefir, conta pra gente nos comentários.
Comments