Se você nunca ouviu falar sobre isso, até ontem eu também não! Mas como Carol Combina Com conhecimento, vou te contar tudo que já aprendi sobre o Japamala.
O japamala é um cordão de contas (semelhante ao terço da religião católica), utilizado nas práticas de meditação. Ajuda a se concentrar, contar e potencializar mantras, desejos, intenções ou orações de quem o utiliza.
O QUE É JAPAMALA
A palavra “japa” significa rezar, sussurrar e “mala” significa terço ou cordão.
O japamala é dividido em 3 partes: tassel, meru e contas.
Tassel é o pendão da ponta. Tem objetivo funcional e também significado espiritual. Essa parte representa a energia criada a partir da meditação. Simboliza a unidade e a conexão com o Divino.
Meru é a conta maior do Japamala, também conhecido como a Conta “Guru”. O Meru simboliza o Divino, o Mestre ou o Universo. Ele marca o início e o fim da repetição dos mantras.
As contas do Japamala servem para a contagem e repetição do mantra. Podem ter quantidades variadas, mas sempre múltiplos. Podem ter 27, 54 ou 108 peças. Dizem que há 108 linhas de energia ligadas ao coração; uma delas está diretamente ligada à auto-realização.
PARA QUE SERVE
O Japamala é bastante usado durante as meditações.
As contas do Japamala têm sido usadas em muitas tradições espirituais. Elas são bastante conhecidas por ajudar a trazer, junto com a meditação e orações, benefícios poderosos para o corpo, mente e espírito.
Através das contas, ele também ajuda a acompanhar as repetições de forma mais fácil (deixando a pessoa mais livre para focar no mantra e não na contagem das repetições).
Quando você chega ao “Meru”, a conta central do seu “Mala”, significa que você fez o seu “Japa” por 108 vezes. Completar esse circuito é uma forma de atingir a elevação espiritual.
Cada volta realizada, é um degrau a mais que se sobe para chegar a essa elevação.
O uso do Japamala pode ajudar:
Aumentar o foco durante a meditação;
Auxilia na contagem dos mantras e orações;
O contato físico com as contas, junto com as orações, ajuda a transmitir seus poderes de cura;
Ver ou usar uma Japamala pode servir como um lembrete da intenção e dos objetivos de uma pessoa;
Pode ser usado como amuleto de proteção.
Também estou descobrindo que existe uma forma "certa" de segurar e utilizar o Japamala durante os mantras e orações, mas isso é assunto para outro post... Pretendo usar meu japamala para a prática do Ho'oponopono e futuramente vou trazer mais informações sobre isso também! Prometo que volto pra contar mais...
Namastê!
Fontes de pesquisa e imagens: dansarts, maosocupadas, namaskar
Olá, Carol!
Belo post sobre os japamalas. Gostaríamos de compartilhar o link do japamala deste post caso alguma de suas leitoras se interesse ;-)
Aqui vai: https://maosocupadas.com.br/japamala/
Aproveite para nos fazer uma visitinha e conhecer nossas dezenas de opções de japamalas.
Um abraço,
Mãos Ocupadas